Falta de ferro, de vitamina B12 e trauma podem ser causas de afta

Home / Notícias / Falta de ferro, de vitamina B12 e trauma podem ser causas de afta

A nossa boca é um prato cheio para a entrada de intrusos. A língua, a mucosa da bochecha, os lábios, todos são ambientes úmidos que favorecem vírus e bactérias. O Bem Estar desta quarta-feira (26) falou sobre a saúde da sua boca. Você já teve afta? Sabe como cuidar e como evitar? E herpes, sapinho? Quando devemos nos preocupar? Recebemos no estúdio o consultor e cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atuí e a dentista e estomatologista Ângela Mimura para responder as dúvidas.

A afta é uma doença inflamatória sem causa totalmente identificada. Ela é caracterizada por úlceras superficiais, com fundo amarelo esbranquiçado. Pessoas que têm aftas recorrentes apresentam respostas imunológicas diferentes dos pacientes que não tem. Os fatores genéticos também pode ter relação com a afta e ela pode surgir em qualquer faixa etária.

Algumas situações podem desencadear a afta, como o estresse, o uso de medicamentos, algum trauma (bater a boca, aparelho, prótese), fases do ciclo menstrual, falta de ferro e vitamina B12 e alimentação. Alimentos ácidos não causam afta, mas facilitam o aparecimento delas em pessoas com predisposição.

aftas (1)

Os tratamentos para afta ajudam a diminuir os sintomas e a cicatrizar mais rápido, mas não conseguem evitar novos surtos e nem prevenir. O tratamento é feito para o controle da úlcera, controle da dor, controle nutricional e controle da doença.